Publipt! Clique Aqui!

segunda-feira, outubro 01, 2007

História C.R.D.Soutocico


Esta colectividade tem a sua origem no final da década de sessenta, na medida em que foi nesta altura que surge a primeira equipa de futebol, por acaso feminino, da qual algumas atletas foram convocadas para a selecção nacional.
Até aqui já se praticava futebol, mas sem grande expressão competitiva, muito embora uma dessas equipas, intitulada "Sulfato de cobre" devido à cor das suas camisolas, tivesse ganho 14 jogos consecutivos.
Com a revolução de Abril e com o recrudescimento do movimento associativo, a população de Soutocico sentiu necessidade de criar um espaço onde se pudessem encontrar regularmente.
Embalada por este entusiasmo, um grupo significativo de jovens, orientados por algumas pessoas menos jovens, mas imbuídas do mesmo espírito empreendedor, lançaram mãos à obra, e assim nasceu o CLUBE RECREATIVO E DESPORTIVO DO SOUTOCICO, com estatutos aprovados em 28 de Junho de 1975.
Em 15 de Agosto do mesmo ano tem inicio a construção da sede social, tendo como meios monetários apenas 50.000$00.
A 1 de Abril de 1977 era inaugurado o parque desportivo, cujo o jogo inaugural foi com o Sporting de Pombal.
Ao longo da sua vida, o Clube desenvolveu diversas actividades, quer desportivas, quer culturais.
Em 1976 é federada a primeira equipa de futebol de 11, tendo na época seguinte ascendido à 1ª Divisão Distrital, mantendo uma actividade regular durante 13 épocas consecutivas. O seu ponto alto foi a presença na Taça de Portugal nas épocas de 1981/1982 a 1982/1983.
Durante alguns anos teve também uma equipa de futebol juvenil federada.
Em 1982, surge então o basquetebol feminino tendo participado no campeonato Distrital, acabando por vencê-lo, ascendendo à 2ª Divisão Nacional, onde se manteve durante 5 anos. Foi também campeã distrital durante as 6 épocas consecutivas em que se manteve em actividade.
Das nossas atletas destacamos uma que foi convocada para os treinos da Selecção Nacional.
O basquetebol júnior e sénior, masculino participaram num campeonato distrital, tendo os juniores alcançado o primeiro lugar.
Depois de alguns anos de paragem, as condições do parque desportivo foram substancialmente melhoradas nomeadamente com a construção de novos balneários / sala polivalente, o que possibilitou o reaparecimento do futebol, na época de 2002/2003, mas apenas em escalões de formação.
No que concerne a actividades culturais destacamos o grupo de teatro amador, que surgiu no final da década de 70, e teve alguma projecção, levando à cena peças como "O Mar", "O Escravo", "O Soldado Vigilante" e "A Farsa do Mestre Patelan".
Ainda no âmbito da actividade teatral salientamos aquele que é considerado, unanimemente, o grande evento cultural, "ENTERRO DO BACALHAU", que desde 1976 até aos nossos dias, tem tido uma periodicidade quadrienal , sendo a ultima realização a 17 de Abril de 2004.
Para além do atrás descrito, tem sido preocupação dos órgãos sociais promover algumas iniciativas que proporcionam à população momentos de convívio, laser e cultura, tais como actuações de grupos corais, bandas filarmónicas, grupos de teatro, música popular, piqueniques, excursões, passagens de ano, etc.
Apesar das limitações, de diversa ordem, pode esta colectividade orgulhar-se quer da sua história, quer do seu já vasto património.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...