Publipt! Clique Aqui!

segunda-feira, outubro 01, 2007

História S.D.R.Pilado e Escoura



Sociedade Desportiva e Recreativa do
Pilado e Escoura

Fundada em: 1948
Sócios Fundadores: José Alves, Aníbal Marcelino, José Ferreira Fazendeiro, Joaquim D. Moleirinho entre outros.
N.º de Associados: 300 aproximadamente.
Contactos: Rua da Colectividade , nr.5 Pilado, 2430 Marinha Grande / Telef. 244551251

Historial: A criação desta sociedade teve como objectivo o convívio e lazer da população dos dois lugares assim como a prática do desporto, da cultura e do recreio.
Embora tivesse instalado a sua sede social numa velha casa situada no centro do Pilado, e apesar da boa vontade dos sócios, nos primeiros tempos a sociedade passou por grandes dificuldades financeiras, sem ajudas das entidades oficiais o que a levou quase à inactividade durante alguns anos.
Entretanto os tempos foram mudando. Passou a haver mais dinheiro. Os emigrantes passaram a colaborar assim como as autoridades concelhias que passaram a estar mais abertas a prestar ajuda. Assim, por volta de 1982, um grupo de homens cheios de boa vontade e dinamismo fez ressurgir a velha sociedade. A comissão, composta por José Francisco Duarte Calado, Joaquim Cruz Martins, David Simões Martins, Mário Marcelino Pereira, David Frutuoso Simões, Fernando Inácio Martins, Virgílio Martins, Adelino de Sousa Neto e outros informou a população sobre os projectos que tinham em mente. Aprovados esses projectos, constituiu-se uma nova Direcção, composta na maioria por elementos da Comissão, que deu imediato seguimento ao plano das obras.
Assim, com a ajuda do povo do Pilado e da autarquia, começou o restauro da sede social que hoje dispões de boas instalações compostas por salão de festas com palco, bar, balneários, salas várias, etc.
A nível de desporto, na sede têm-se realizado jogos de chinquilho especialmente os referentes ao campeonato distrital promovido pelo Jornal "O Correio".
Em 1999, após consulta à população do lugar, à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia, a Sociedade "anexaria" a União Desportiva Piladense clube fundado em 22 de Agosto de 1978 por Isidro Marcelino, Joaquim Fernandes Moleirinho e António Barros Ferreira Gândara e que tinha por finalidade a prática do futebol mas que à vários anos se encontrava inactivo. Aquele clube iniciou a sua prática desportiva na disputa do Campeonato Popular do Oeste mas na época de 1979/80 passou a disputar os distritais da AFL tendo sido Campeão Distrital da 2ª Divisão na época de 1980/81 e ascendido à 1ª Divisão Distrital. Teve também secções de futebol juvenil, júnior e feminino. Possuía um bom campo de futebol equipado com iluminação suficiente para treinos nocturnos, balneários, bar e instalações sociais. Equipavam habitualmente de azul.

1 comentário:

  1. Retirado na integra do site http://planeta.ip.pt/~ip224640/pilado.htm

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...